Dia 11 de agosto, dia do estudante, aproveito essa data especial para algumas pessoas pra escrever um texto de como eu enxergo a situação dos estudantes no Brasil, mas pela minha visão eu deixo algumas coisas passarem tipo dados e estatisticas, por isso se corre o risco que meu escrito não seja algo tão relevante, mas sem duvidas é bom para pensar um pouco
Segundo o dicionario informal há uma definição para estudante que me chama a antenção
Estudante
Pessoa que estuda, que frequenta um estabelecimento qualquer, disciplo, aluno, aspirante,
A parte do ''estabelecimento qualquer'' é que me chama atenção, eu sei como ela esta empregada neste significado, mas ela me remete a algo que está acontecendo hoje em dia, exatamente com nós, os estudantes, muito de nós temos temos a escola, uma instuição de ensino ou algo semelhante como um mero 'estabelecimento qualquer', os estudantes vão a escola como se fossem a uma padaria e nem sabem (na maioria das vezes) o porque que eles precisam está ali (afinal seus pais já dão tudo que precisam) ou pra que servirá aquelas idas e vindas de casa para escola (salve regra, as praias e shoppings em dia de aula). Acho que é por causa disso que a escola cada dia mais se torna interessante não por que é um local onde você estará ganhando conhecimento e se possibilitando para uma ascensão social mas sim por que lá poderemos encontrar os amigos para conversar e se 'socializar'. É claro que acho legal conversar com a galera, sou um estudante que converso demais até, mas sei o por que que eu estou em minha escola. Estou cansado de observar alunos (sem luz) que tem vergonha de vestir a farda da sua escola, é vergonhoso, eles saem da escola e quase que de imediato tiram-na e mostram aquela camisa que compraram para poder impressionar os(as) colegas, 'escondem' a farda escolar como se fosse um indicativo que você 'perde' tempo em uma escola ou algo desse tipo. Hoje se mostra muito a impressão que a escola é algo chato, que os professores são mostros que não te preparam para nada, sem contar aquela pergunta de 'pra que essa materia vai me sevir' quando falam isso dá vontade de responder dizendo - serve pra te transforma desse menino(a) que você é hoje pra quem sabe um ser humano decente -. É complicado, mas tenho a sorte de estar em uma escola que a maioria dos alunos não tem esse problema pré estabelecido por essa sociedade que quer que você continue burro, para poder te controlar mais fácil. Pronto, falei.
Ensino fundamental todo em uma mesma escola. Adorava estar lá.
OBS: Eu sei que é um erro fazer uma alusão da palavra aluno com sem luz, mas é por que precisei separar a palavra estudante de estudantes que não são participativos ou sequer estudam.
Novas ideias e uma vontade maluca de conhecer o que é novo. Adauto Bezerra me pareceu um ótimo caminho para o que eu chamo de viver novas experiências.
FELIZ DIA DO ESTUDANTE, já estudou hoje?
Olá garoto!!!
ResponderExcluirFico feliz em perceber a sensibilidade de suas reflexões.
Escrever com qualidade é um grande desafio e uma competencia em constante construção.
Ah! E sobre estudantes eis uma pequena tirinha de minha autoria:
Estudante.
As vezes dorme na sala.
Ri do vento, fala pelos cotovelos.
Abusa da paciencia.
Não aceita exigência.
Estudante.
Sempre me surpeende.
Nunca pare de incomodar.
Nunca pare de querer.
Nunca pare de sonhar.
Você é estudante. Você pode.