Observar a cidade atravéz de uma janela suja de ônibus faz parte da minha realidade
Apesar de parecer um pouco obvio mas cada um tem uma forma diferente de observar a realidade, acho que isso se deve pelo fato de cada um observar de forma diferente acontecimentos que se passam na nossa sociedade, ás vezes é impossivel fazer uma comparação de como é assustador a diferença de percepção que cada pessoa tem da realidade, quando essas pessoas tem certas afinidades, as suas percepções são parecidas, mas quando há uma diferença (nivel de escolaridade, financeiro e o lugar onde moram, etc..) seja qual for ela, haverá uma diferença de percepção e de opnião. Eu percebi essa diferença conversando com algumas pessoas sobre os mesmo assunto 'A falta de dinheiro e a pobreza'. Perguntei as duas pessoas se conheciam alguem pobre, os dois responderam:
Pessoa 1- Pobre é o fulano, por que ele nunca tem dinheiro pra pagar o aluguel.
Pessoa 2- Pobre é a cicrana, pois tem que sustentar seu filho só com um salário minimo.
A primeira pessoa falou de alguem que não tinha dinheiro pra pagar o aluguel, mas o que ela não observou é que apesar de não ter dinheiro ela estudava em um colégio particular caro e quem não havia dificuldades finaceira na familia daquela pessoa. A segunda pessoa falou melhor sobre o que é ser pobre, mas isso se deve a ela conviver com pessoas realmente pobres e que ela tambem já passou por dificuldades financeiras. A primeira pessoa tem uma vida boa finaceiramente falando nunca teve um contato realmente direto com a falta de dinheiro, ele sabe o que é mas não tem um bom parâmetro para dizer o que é pobresa realmente.
Pelo fato deles observarem o mundo de maneira diferente, deixa-os com diferentes visões do mundo, e a visão do mundo nada mais é para mim do que a nossa verdade, somos todos diferentes vivendo algo igual, consequentemente todos nós temos e vivemos realidades diferente.


Ler o mundo. Interpretar as paisagens. Compreender as subjetividades.
ResponderExcluirSão poucos os indivíduos que conseguem essa proeza.