Por que não há um feriado para o dia da cabanagem, ou da conjuração baiana?
Texto retirado do livro 'Nova história crítica de Mário Schmidt' com algumas modificações.
Comparando as lutas em Minas e na Bahia
Quase todos os brasileiros já ouviram falar de Tiradentes e da Conjuração Mineira.Atualmente, o dia do enforcamento de Tiradentes é recordade com um feriado(21 de abril). E a conjuração Baiana? Quase ninguem ouviu falar.
Para você entender melhor, vamos comparar os dois movimentos. Primeiro, você pode reparar que eles aconteceram no final do século XVIII( A mineira, em 1789, a baiana, em 1798), numa época de crise do antigo Sistema Colonial. Os dois movimentos tinham várias coisas importantes em comum: A influencia das idéias iluministas, a admiração pela vitória dos Estados Unidos contra a Inglaterra, a revolta contra a exploração colonial, o objetivo básico de conquistar a independencia e a presença da maçonaria.A conjuração Baiana também foi bastante influenciada pela Revolução Francesa. Os inconfidentes mineiros não puderam nem sonhar com a Revolução Francesa por um motivo bem simples: já estavam presos quando ela estorou em Paris.
E o que a Inconfidencia Mineira e a conjuração Baiana tinham de diferente? Para começar, a situação das pessoas nas duas regiões.Em Minas Gerais, o tormento era a decadência do ouro e os impostos absurdos cobrados por Portugal. Na Bahia o problema era outro.No final do século XVIII, os preços internacionais do açúcar subiram.Então muitos senhores de engenho voltaram a plantar bastante cana, os pedaços de terras destinados a produzir alimentos (Feijão, milho, mandioca, legumes) Voltaram a ser ocupados por canaviais. A comida ficou escassa e cara na Bahia. Muita gente estava passando fome e disposta a fazer qualquer coisa para melhorar sua situação. Para esse povo faminto e desesperado, livrar-se de Portugal poderia ser uma boa solução.
A principal diferença entre os dois movimentos, no entanto, estava na composição social de suas lideranças.Os lideres da conjuração mineira eram todos membros da elite colonial. Gente rica e instruida. Na bahia, a revolta também recebeu o nome de Conjuração dos Alfaiates. Isso já diz tudo.Teve grande participação da classe média (médicos, advogados, farmacêuticos, pequenos comerciantes, alfaiates) e de homens livres e pobres(ex- escravos, soldados da tropa, pedreiros).
A liderança popular na conjuração Baiana fez com que ela tivesse propostas políticas mais democráticas que a conjuração Mineira. Por exemplo, falava em igualdade de brancos e negros. Para alguns historiadores, isso queria dizer que eles eram a favor da abolição da escravatura, o que era uma ameaça direta aos latifundiários.
Em salvador, a repressão do governo português foi violentissima. Dezenas de pessoas foram presas. Houve condenados ao exílio na África e ao açoitamento público. Alguns líderes acabaram condenados á morte por enforcamento.
Construindo a imagem Histórica
Se a conjuração Baiana teve uma participação popular muito maior que a mineira, se suas propostas eram mais substanciais, se ela assustou demais as autoridades, por que a Incofidência Mineira é muito mais conhecida?
Cada sociedade tem suas próprias maneiras de enxegar a história.Durante o tempo de D. Pedro I e D. Pedro II(de 1822 a 1889), quase não se falava desse movimentos. Mas quando a República foi proclamada, em 1889, os novos governantes buscaram um acontecimento que fosse ''precursor' do que ele tinham feito.Enchergavam a História como se fosse uma longa luta pela República... O movimento escolhido foi a Inconfidencia mineira. O fato de ela ter sido derrotada exatamente um século antes da proclamação da República(1789 e 1889) já era um bom motivo. Álem disso, inconfidencia mineira não teve uma participação popular tão grande quanto a baiana, e isso agradava aos líderes republicanos, que tinham medo dos ''exageros revolucionarios''.A partir daí, Tiradentes começou a aparecer em programas oficiais de eduação nas praças, nos feriados, nos livros escolares, nas homenagens públicas.
Pra força de informação o dia da cabanagem é dia 7 de Janeiro, não encontrei o dia da conjuração baiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário